Um verão sem precedentes para a atividade de transporte rodoviário de mercadorias

De acordo com os dados da bolsa de cargas Wtransnet, o transporte enfrenta a última parte do ano com as baterias carregadas e com perspetivas muito boas após uma excelente campanha de verão

Barcelona, 9 de Novembro de 2021 – Um verão excelente para o transporte rodoviário de mercadorias. Este é o título que resume o último indicador de transporte realizado pela Wtransnet, a bolsa de cargas líder na Península Ibérica, relativo à campanha estival. Durante os meses de julho, agosto e setembro, testemunhamos um volume de ofertas de carga bastante superior ao registado no ano passado e mesmo superior ao de 2019.

Um verão que contabilizou mais 300 mil ofertas de cargas do que há dois anos e de quase um milhão e meio mais do que em 2020, o que representa um aumento de 39% da atividade. Desta forma, estamos prestes a entrar em 2022 com uma tendência de crescimento facilmente comprovada pelos dados de julho e setembro, durante os quais a atividade foi muito superior ao que é habitual durante estes meses do ano.

Recorde na procura do transporte internacional

Em números excelentes, os dados que mais se destacam são os relativos às ofertas de cargas com origem na Península Ibérica e destino no resto da Europa. Neste sentido, o crescimento em relação ao mesmo trimestre em 2020 é de 60%. Um aumento que se explica pela atividade excelente dos cinco principais países que recebem mercadorias provenientes de Portugal e de Espanha, particularmente notável em mercados como Alemanha, Itália e Benelux

Em França, o nosso principal mercado do transporte internacional, o aumento foi de 62%; enquanto nos outros quatro países que completam este "Top 5", a diferença é excelente: Alemanha (+142%), Itália (+164%), Países Baixos (+197%) e Bélgica (+122%).

Também as ofertas de carga para a importação também aumentaram significativamente este verão, com um crescimento de 30%, que consolida uma tendência de crescimento até agora pouco habitual. Uma explicação plausível é a boa evolução da economia e o aumento das ofertas que proveem da união com a Teleroute, parte do Grupo Alpega, juntamente com a Wtransnet; estas são fundamentais na procura de rotas de regresso do continente para os transportadores espanhóis e portugueses.

Quase um milhão de cargas no mercado nacional

No que diz respeito ao transporte doméstico, este representa o maior volume na bolsa de cargas e camiões da Wtransnet e que recolhe todas as ofertas de carga com origem e destino na Península Ibérica, e este verão atingiu praticamente um milhão de ofertas de cargas

Deste modo, o mercado nacional continua a ultrapassar os números anteriores à pandemia, com um aumento de atividade de 38% em relação ao mesmo período em 2020 e de 13%, em comparação com 2019.

Passada a época estival, entramos agora na época fria que irá marcar se a curva do crescimento da atividade continua ascendente no último trimestre do ano, fechando 2021 com medalha de ouro, onde a bolsa de cargas da Wtransnet tem registado excelentes resultados em todas as suas rotas.

Consulte o relatório completo aqui

Sobre Wtransnet

A Wtransnet é a bolsa de cargas líder na Península Ibérica que conecta em tempo real cargas e camiões de mais de 11.000 empresas dentro de um entorno seguro, facultando aos seus usuários rentabilidade, segurança e uma resposta imediata.

Com uma tecnologia 100% própria, a Wtransnet soluciona uma necessidade muito concreta do setor: pôr em relação a oferta de cargas e camiões existentes em tempo real, mediante um sistema de coincidências e com garantia de pagamento.

Fundada em 1996 em Barcelona, a Wtransnet faz parte ( juntamente com a Teleroute e a 123Cargo) da carteira de bolsas de carga do Grupo Alpega. Todas as soluções da Alpega combinam-se para oferecer um maior valor acrescentado aos nossos clientes. Os 80.000 transportadores e 200.000 carregadores que fazem parte da nossa comunidade estão ligados eletronicamente para gerir de forma ótima todos os processos de transporte.

A Alpega está presente em 80 países do mundo inteiro e emprega mais de 500 profissionais de 31 nacionalidades diferentes.